EX-BLOG ENTREVISTA O VEREADOR DO RIO, CESAR MAIA!
1. Ex-Blog: Em seu contato com o presidente da Câmara Municipal do Rio, você informou que tendo sido escolhido, por seus pares, Líder do Democratas, não assumiria nenhuma comissão permanente. Por quê? CM: Algum líder na Câmara de Deputados assume comissão permanente? Claro que não. O líder não pode se concentrar em um tema. Deve-se abrir a todos os temas. Por isso, tem direito a voz em todas as comissões permanentes, especiais e mesmo CPIs. De outra forma é líder de uma nota só.
2. Ex-Blog: Também nesse contato com o presidente, você disse que gostaria de propor uma comissão -inicialmente provisória- de relações internacionais. É assim? CM: Certamente. Estamos em um mundo globalizado em que as cidades passaram a desenvolver relações internacionais e têm acesso até à ONU. Sem relações internacionais, o Rio não teria assumido o papel que assumiu em nível internacional e não teríamos conquistado grandes eventos. A prefeitura tem uma secretaria de relações internacionais. O legislativo deve ter -observada a paridade entre os poderes- para estabelecer também relações internacionais entre poderes legislativos municipais. É assim em nível federal. E estamos numa Federação. Isso não quer dizer que eu faça parte dela. Minhas responsabilidades como vice-presidente da IDC e da UPLA ajudarão o funcionamento da comissão. Nada mais que isso.
3. Ex-Blog: Dizem que você assumirá o papel de líder da oposição. É assim? CM: De forma alguma. Tenho repetido que minorias fazem política do Parlamento para fora e procuram mobilizar Opinião Pública, para voltarem ao Plenário como maiorias. Por outro lado, as maiorias fazem política de dentro do Parlamento em direção ao Plenário. Nesse tipo de política de minorias não cabe líder da oposição.
4. Ex-Blog: Quais suas prioridades como Vereador? CM: Defender os pontos que destaquei no Minuto da Verdade na TV em minha campanha eleitoral, que estão postados em meu site. Neste momento, dois assessores meus estão dando forma a um conjunto de 20 iniciativas, na forma de lei e de requerimentos de informação, etc., que apresentarei no primeiro dia de plenário, na segunda quinzena de fevereiro. Basicamente são os pontos citados, mas incluem também sugestões que recebi durante a campanha e nessa fase entre a eleição e o início do plenário.
* * *
OS GASTOS SECRETOS DE LULA NA PRESIDÊNCIA!
(Estado de SP, 11) Os gastos da Presidência da República com cartões corporativos classificados como sigilosos por se tratarem de “informações estratégicas para a segurança da sociedade e do Estado” incluem compra de produtos de limpeza, sementes, material de caça e pesca e até de comida de animais domésticos. As despesas secretas do Executivo federal somaram R$ 44,5 milhões entre 2003 e 2010. O gasto preponderante no período – R$ 31,6 milhões – refere-se a despesas com hotéis e locação de carros.
2. As informações constam de planilha do próprio Palácio do Planalto obtida pelo Estado. O levantamento detalha pela primeira vez a natureza dessas despesas sigilosas com cartão corporativo nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência. São 106 itens, incluindo também comissões e corretagem, despesas com excesso de bagagem, serviços médicos, taxas de estacionamento, pedágio, material esportivo e produtos médicos.
* * *
PT CRESCE QUANDO LULA SOBE E DIMINUI QUANDO LULA CAI! PARA A OPOSIÇÃO, LULA PERDER PRESTÍGIO É A GARANTIA DO PT DEFINHAR!
1. O professor David Samuels, da Universidade de Minnesota, estudou as razões que poderiam levar o PT a crescer ou não. O trabalho foi publicado no Brasil um ano mais tarde, pela revista Opinião Pública Vol. X, nº 2, p. 221-241. A partir das regressões sobre diversos temas que poderiam estar relacionados com o voto no PT, Samuels chega a conclusões surpreendentes. Hoje se pode afirmar que a precisão de suas conclusões é impressionante.
2. Segue uma lista de situações que não levam ao crescimento do PT. “A classe socioeconômica não está diretamente relacionada ao petismo. Categorias sociais como – gênero, religião e idade – não apresentam qualquer relação com o petismo. Não é verdade que os católicos sejam mais petistas e que os evangélicos menos. A variável raça também não mostra relação significativa”. “O atrativo do PT reduzir a desigualdade socioeconômica não se reflete nos resultados da regressão”.
3. “O desejo de maior influência do governo na economia e maior regulamentação desta, bem como o apoio ao nacionalismo econômico não estão associados ao crescimento do PT. Brasileiros que se opõem às práticas clientelistas e ao rouba-mas-faz, não apresentam maior probabilidade de voto no PT. Os brasileiros que apoiam a liberdade de expressão política e que têm ideias menos hierárquicas da sociedade também não mostram maior probabilidade de voto no PT”.
4. “A variável –de longe- mais importante que surge em termos do impacto sobre votar no PT é a opinião sobre Lula. O resultado mostrado e comprovado indica que a predição aumenta 65% para um brasileiro que dá nota 10 a Lula numa escala de 0 a 10, em comparação com quem dá nota 5 na mesma escala”.
5. “A importância para o PT da popularidade de Lula tem implicações substanciais para o futuro do PT. Ele continua a ser o único líder petista que pode atrair um número de adeptos bem maior do que o partido. Quando ele deixar o palco, podemos prever uma difícil situação partidária por sua conexão/correlação exclusiva a um único líder político. Os resultados deste estudo têm implicações adicionais para o futuro do PT.”
6. “A ideologia de esquerda, que o próprio partido abandonou em larga medida, tem uma influência muito limitada na identificação dos brasileiros com o PT. O petismo também não mostra uma relação clara com políticas públicas determinadas, nem com classes sociais. Se o petismo fosse principalmente uma função dessas três variáveis (ideologia, políticas e classe), o crescimento do PT ficaria severamente limitado, pois muito brasileiro tem posturas ideológicas fracas, têm pouco conhecimento sobre políticas específicas e não têm uma consciência de classe clara.”
7. David Samuels foi quase o único cientista político que descolou o crescimento do PT dos aspectos ideológicos, políticos, sociais e econômicos contidos em seu programa e seu discurso e comprovou econometricamente que o único ponto de apoio é Lula, contrariando o que a academia, a imprensa e os políticos imaginavam.
* * *
ÍNDICE DE LIBERDADE ECONÔMICA 2013: BRASIL EM CENTÉSIMO LUGAR!
1. Os dez primeiros: Hong Kong, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Chile, Maurícia, Dinamarca, Estados Unidos.
2. Ranking completo.
3. Análise do centésimo lugar do Brasil.
4. Portal.
* * *
ASTEROIDE PRÓXIMO À TERRA! RISCO 2,7?
(La Nacion, 10) 1. O Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA, de acordo com a sua sigla em inglês), fez novas observações do asteroide Apophis, nome do demônio egípcio da destruição e escuridão, enquanto ele se aproximava da Terra no último final de semana. Os dados indicam que é maior do que havia sido estimado.
2. O Apophis foi apelidado de “o asteroide do fim do mundo”, após as observações iniciais, realizadas em 2004, estimarem uma probabilidade de 2,7% dele se chocar contra a Terra em abril de 2029. Dados adicionais, no entanto, descartaram essa possibilidade, ainda que ele passe a 36.000 km da superfície do planeta, mais próximo até, que os satélites geoestacionários.
3. O asteroide retornará a regiões vizinhas ao nosso planeta em 2036, mas não se sabe o quanto ele se aproximará. A nave espacial Herschel observou o asteroide durante duas horas antes do encontro próximo de ontem, a um pouco menos de um décimo da distância entre a Terra e o Sol: cerca de 14,5 milhões de km. 2,7% é a possibilidade de colisão estimada em 2004 e logo descartada. 36.000 km é a distancia que se estima que ele fique da Terra em 2029.