BRT NO RIO: UM CORREDOR BURRO, UM BLEFE DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS! “PARCERIA” DA PREFEITURA DO RIO?
1. Durante muito tempo, as empresas de ônibus do Rio, em sua matéria mensal paga nos jornais, elogiavam a alternativa de implantação do BTR no Rio. O ex-prefeito questionou a opção BRT da forma que era apresentada. As empresas ofereceram uma forte redução das linhas infra-bairros. O ex-prefeito pagou para ver. As empresas desistiram da forte redução intra-bairros.
2. O BRT prometia que tinha origem no Ligeirinho ou Metrô sobre Rodas de Jaime Lerner, inicialmente implantado em Curitiba. O ex-prefeito convidou Lerner e as empresas de ônibus para tratar do Metrô sobre Rodas no Rio. Concordou em desenhar os corredores, etc. Semanas depois, Jaime Lerner informou ao ex-prefeito que as empresas de ônibus estavam enrolando e não queriam nada.
3. Quando o atual prefeito do Rio anunciou o BRT no trajeto Santa Cruz-Barra da Tijuca, muitos pensaram que era para valer, como o de Curitiba. Ilusão treda.
4. O Metrô sobre rodas, na forma em que foi implantado em Curitiba, obedece a lógica do Metrô, uma vez, que em cada estação, o passageiro pode pegar o ônibus quer quiser, no período que entender e seguir num próximo ônibus para outro destino sem precisar comprar um novo bilhete.
5. No caso do Rio, o BRT é um corredor linear sem nenhuma conexão com qualquer linha de ônibus. Um corredor burro. As estações só servem para entrar ou descer e não para integrar com outras linhas como um metrô. Na estação inicial se leva linhas para abastecê-lo, no lugar das linhas anteriores, muito mais flexíveis.
6. Com isso, os passageiros pagam mais, pois tem que sair do BRT no ponto final ou em qualquer estação e pegar outro ônibus, onde conseguir. As linhas de ônibus de trajetos flexíveis, concorrentes, são eliminadas. E o lucro das empresas de ônibus aumenta, pois aumenta o IPK – índice de passageiros por km, fator decisivo no calculo da viabilidade e lucratividade de uma linha.
7. As aglomerações no BRT nos horários de rush são provas disso. E, agora, a prefeitura do Rio promete outros, sempre na mesma lógica da linha única e burra, ou melhor, lucrativa para as empresas e onerosa para os passageiros. Uma “parceria” contra o usuário. O projeto Lerner está nas gavetas da prefeitura. É só pedir. Se esconderam, se encontra no escritório de Lerner.
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PRIVACIDADE: NEM EUA, NEM PT!
(Ronaldo Lemos – Folha de SP, 10) 1. O mesmo governo que repele a ação dos americanos adota medidas similares por meio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A agência criou um sistema que permite acessar os registros de todas as ligações telefônicas feitas no país. Passou a obrigar provedores a guardar os registros de acesso de todos os usuários para fins “criminais”.
2. E está propondo nesta semana (por coincidência) norma que obriga empresas de telefonia a revelar à polícia a localização exata de qualquer usuário de celular, imediatamente e por mera solicitação, sem o controle do Judiciário. Não deveriam ser essas questões tratadas pelo Congresso? De onde vem a atribuição da Anatel para “legislar” sobre esses temas? Como lidar com a contradição entre o discurso libertário do governo e a prática exorbitante da agência?
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REDES SOCIAIS PERGUNTAM: DILMA VETA…, OU SANCIONA?
(G1, 10) 1. Câmara dos Deputados aprovou,(09), lei que institui o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos. O projeto, que segue agora para sanção ou veto presidencial, garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país para jovens de baixa renda e estudantes, além de prever meia-passagem em transporte interestadual.
2. O projeto define que o pagamento de meia-entrada vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Para ter acesso ao direito, as famílias dos jovens carentes devem estar registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A proposta limita a concessão do benefício da meia-entrada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.
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O HELICÓPTERO JÁ LEVOU ATÉ CABELEIREIRO DO CABRAL PARA MANGARATIBA!
(REVISTA VEJA RIO 21 DE SETEMBRO 2008) O gaúcho Rudi Werner, de 49 anos, tem uma clientela forte. Seus dois mais conhecidos clientes valem pela freguesia inteira de muitos concorrentes: o governador Sérgio Cabral e a mulher, a advogada Adriana Ancelmo. Em uma ocasião, Cabral e Adriana mandaram um helicóptero, às 5 da manhã, ao heliponto da Lagoa para levá-lo a Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, onde passam os fins de semana com a família. Foi a primeira e, até agora, única vez em que a primeira-dama não ficou totalmente satisfeita com seu trabalho. “Fiz o corte lá, com ela sentada numa cadeira comum”, relembra. “No dia seguinte ela me ligou dizendo que um lado tinha ficado maior do que o outro.”
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“ALIANÇA DO PACÍFICO” (CHILE, PERU, COLÔMBIA, MÉXICO) LIBERA 91,8% DOS PRODUTOS!
1. Conforme comunicado emitido após a reunião dos Ministros de Relações Exteriores e de Comércio dos integrantes da Aliança do Pacífico, foi possível definir que 91,8% dos produtos poderão circular sem impostos de importação imediatamente após a entrada em vigor do acordo para a liberalização do comércio entre os integrantes da iniciativa. Ao restante da pauta de produtos serão aplicados prazos graduais.
2. A presidência pró-tempore colombiana informou que as negociações deverão estar concluídas até 30/jul. Também foi anunciado o pedido de adesão de China, EUA, Turquia e Coreia do Sul, na qualidade de observadores. O desmantelamento de quase 100% dos entraves à importação já agora é supreendente – e deve causar problemas aos países da menor grau e desenvolvimento relativo.
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COMÉRCIO: PARAGUAI E MERCOSUL!
1. Segundo o Banco Central do Paraguai, as exportações paraguaias para o MERCOSUL (menos Venezuela) no 1ºT/2013 aumentaram 40% com relação a igual período de 2012. O crescimento das exportações totais do país foi igualmente de 40%. O MERCOSUL foi destino imediato de 45% do total exportado: destino final de 21% e área de trânsito para 24%. A UE é identificada como o principal destino final dos produtos de exportação paraguaios (27%), seguida pelo MERCOSUL.
2. Analista econômico entrevistado pela imprensa local afirmou que “os dados demonstram que o MERCOSUL é o principal destino de produtos que geram mais emprego no país, o que representa fator decisivo na tomada de decisões sobre política comercial”.
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PIB DA ALEMANHA EM RELAÇÃO AO PIB DA ZONA DO EURO!
Relação entre PIBs da Alemanha e da Zona do Euro, desde a crise financeira de 2008:
2008: 26,8% / 2009: 26,6% / 2010: 27,2% / 2011: 27,5% / 2012: 27,9% / 2013: 28,2% / Projeção para 2014: 28,3% /
Fonte FMI.