PESQUISA NACIONAL MDA/CNT DE NOVEMBRO: VOCÊ ESTÁ MUITO PREOCUPADO X NADA PREOCUPADO?
1. Com a Inflação: muito preocupado 53,7% x nada preocupado 15,5%.
2. Com o crescimento econômico: muito preocupado 44,1% x nada preocupado 16,9%.
3. Perda de emprego: muito preocupado 59,6% x nada preocupado 18%.
4. Com as dívidas: muito preocupado 63,4% x nada preocupado 16,5%.
5. Com o custo de vida: muito preocupado 73,4% x nada preocupado 7,5%.
6. Com a violência: muito preocupado 91,5% x nada preocupado 1,4%.
7. Com a corrupção: muito preocupado 83% x nada preocupado 4,5%.
8. Com o transporte urbano: muito preocupado 54% x nada preocupado 14,4%.
9. Em cidades de mais de 100 mil habitantes. Você enfrenta congestionamentos em sua cidade? Sim 76,1% x Não 23,9%.
* * *
DILMA DESMONTA A RÁDIO MEC, NO RIO!
(Blog de Sônia Rabello) 1. A rádio MEC, uma das emissoras mais importantes da referência cultural e a mais antiga do país, corre o risco de ser extinta ou pelo menos de perder a sua programação voltada para a música clássica. No último dia 25/10, o programa “Sala de Concerto” foi cortado e, segundo informações, desde janeiro deste ano, centenas de profissionais no Rio foram demitidos, entre jornalistas, produtores executivos, apresentadores, locutores, operadores de áudio e técnicos de manutenção.
2. O processo de “enxugamento” da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), empresa responsável pela manutenção da rádio, tem ocorrido para que passe a cumprir uma missão marginal à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), essa fundada em 2007 para gerir as emissoras de rádio e televisão públicas.
3. No dia 21 de março de 2013, de acordo com o impresso “Amigo Ouvinte”, os funcionários foram surpreendidos com uma ordem judicial interditando o lugar, com prazo de três dias para que tirassem todo equipamento e acervo, sendo obrigados a saírem do prédio que ocupavam (AM, há 71 anos e a FM há 30 anos). Foi alegado que o prédio estava condenado.
4. O valioso acervo, os grandes estúdios, quase tudo ficou para trás. O momento de tensão agrava-se não somente pelo fato da rádio estar fora do Ministério da Educação desde 1998, a rádio agora ficou fora do lar. Ou seja, estão interditados, há mais de um semestre: o maior estúdio do país, os estúdios A e B, o Auditório, a Discoteca e suas cabines, todas as salas da AM e FM, as cabines de transmissão; os estúdios do 5º andar e a sala de Direção.
* * *
O ESTRANHO CURSO PARA SECRETÁRIOS ESCOLARES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO!
(Servidores AA, BB, CC, DD, EE…) 1. A Secretaria Municipal de Educação da prefeitura do Rio contratou a empresa Grupo NT para um curso de Secretários Escolares. Eles optaram por um curso online com a prova final presencial. A empresa vencedora ofereceu o serviço todo pelo valor de R$ 630.000,00. Foi um curso para aproximadamente 900 secretários. Acontece que uma das cláusulas da licitação obrigava a empresa vencedora a contratar PELO MENOS 20 pessoas indicadas pela SME-RJ.
2. Cabe ressaltar que o curso se deu de forma duvidosa, com muito material errado, falhas de serviço e desrespeito ao cronograma. Mas o que mais chama a atenção é que o tal serviço que custou R$ 630.000,00 não passou de um ambiente virtual para troca de mensagens simples e um fórum online com hospedagem de arquivos em PDF e texto simples… O que choca é que essas mesmas ferramentas são encontradas de graça na internet! Sim, de graça se pode hostear um fórum na internet… O material de estudo era basicamente composto dos arquivos que se pode encontrar no site da SMA, na página de consulta à legislação.
3. E ainda por cima os secretários escolares aprovados ainda não receberam os diplomas de conclusão e precisam deles, pois a gratificação está atrelada ao diploma.