08 de maio de 2013

2012! ALGUNS NÚMEROS DESTACADOS DA APRESENTAÇÃO FEITA PELO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DA PREFEITURA DO RIO!

1. Cinco principais causas de mortes: Gravidez/parto/puerpério: 48.625 / Aparelho Digestivo: 20.269 / Neoplasias: 19.361 / Aparelho Circulatório: 16.889 / Causas Externas (acidentes, envenenamentos…): 16.789.

2. Mortalidade Infantil: 13,10 por mil habitantes. Em 2008 eram 13,64 por mil habitantes. Nenhum progresso em 4 anos.

3. Custeio das Clínicas da Família: R$ 75 milhões e 618 mil. População atendida: 580 mil ou 9,1% da população. Custo per capita mensal de população atendida: R$ 10,86.

4. Custeio da Rede de Atenção Básica: R$ 795 milhões e 451 mil. Clínicas da Família representam 9,5% apenas.

5. Custeio das UPAS: R$ 199 milhões e 67 mil reais.

6. Pessoal da Secretaria Municipal de Saúde: Efetivos 23.900/ Cedidos ao SUS: 4.654 / Estágios 2.907 / Contratados por prazo determinado: 1.751 / Residências: 750 / Contratados por prazo indeterminado: 486. / OBS. Estima-se 30 mil contratados através das OS –organizações sociais privadas.

7. Número de casos de sífilis congênita: 1.197.

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LEI ORGÂNICA DO RIO DÁ O DOBRO DO PRAZO PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO PARA RESPOSTA DA PREFEITURA AOS REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÃO! VEREADOR ENTRA COM AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE!

Conheça.

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“TRAGÉDIA”: TÍTULO DO ARTIGO DE DELFIM NETO NA FOLHA DE S. PAULO (08)!

1. A recente redução das perspectivas de crescimento do PIB de 2013 (que começou em torno de 4% e já anda em torno de 3%, com viés de baixa) deve-se, essencialmente, à pequena resposta da demanda da produção industrial nacional aos enormes estímulos fiscais, monetários, creditícios e subsídios que lhe têm sido concedidos.  Em outras palavras, o estímulo à demanda nacional “vaza” para a indústria estrangeira em lugar de ser suprida pela indústria nacional. Esse é um fenômeno geral, como prova o crescente saldo negativo do nosso balanço de transações correntes. E é fenômeno relativamente recente.

2. Entre 2004-2006 (com referência a 2003-2005) as vendas do varejo cresceram praticamente à mesma taxa da produção industrial, 12,0% e 11,5%, respectivamente. No período 2010-2012 (com referência a 2007-2009), o varejo cresceu 27,2% e a indústria nacional 5,1%, revelando o “vazamento” da demanda interna para a oferta externa.

3. Notemos que a diferença entre os dois períodos é de apenas seis anos. Neles, de exportadores de produtos de linha branca, de vestuário, de bicicletas, de automóveis etc. transformamo-nos em importadores. Hoje nossas fábricas pedem recuperação industrial porque não têm como enfrentar a desleal concorrência externa (China, Índia, Taiwan, Coreia, México, Bangladesh e outros).

4. Há muitas explicações e múltiplas causas para isso. As mais importantes, entretanto, são duas: 1ª) destruímos o nosso sistema de tarifas efetivas protegendo os setores de insumos básicos e 2ª) produzimos uma violenta valorização do câmbio pelo aumento do salário nominal muito acima da taxa de câmbio nominal.

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BRASIL PRECISA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA, MAS NÃO ATUALIZA LEI DO REGIME MILITAR! SÓ ENTRA MÃO-DE-OBRA SEM QUALIFICAÇÃO DO HAITI E BOLÍVIA!

(BBC, 07) 1. Grandes levas de imigrantes haitianos têm entrado no Brasil pela fronteira do Acre. É maciça a entrada de estrangeiros no Brasil pela fronteira com a Bolívia. Mas a discussão sobre a necessidade de atrair mão de obra qualificada de estrangeiros para suprir a demanda do mercado, a criação de uma política migratória – que ainda não existe no Brasil – está parada.

2. Atualmente, a lei 6.815, de 1980, conhecida como Estatuto do Estrangeiro, estabelece as condições de entrada e permanência de estrangeiros no país. Criada durante o governo militar, a lei é considerada defasada. O estatuto afirma que a “segurança nacional” é considerada prioridade ao analisar a concessão de visto e permanência a um estrangeiro. Por isso, vistos não devem ser concedidos ao cidadão considerado “nocivo à ordem pública ou aos interesses nacionais”.

3. A lei também proíbe que estrangeiros realizem atividades políticas (punidas com prisão e expulsão do país) e permite que o Ministério da Justiça impeça a realização de conferências, congressos e “atividades culturais e folclóricas” de estrangeiros, “sempre que considerar conveniente aos interesses nacionais”.

4. O projeto de lei que deveria reformular e atualizar o Estatuto, elaborado em 2005, tramita na Câmara dos Deputados desde 2009 e ainda não há previsão de quando irá para a votação no plenário. “Quanto mais o tema ganha relevância no cenário nacional, mais premente fica a modificação e aprovação desse projeto, então já estamos com alguns anos de atraso”, afirmou o presidente do CNIg à BBC Brasil.

5. Um grupo composto por representantes do Ministério da Justiça, do Itamaraty, do Ministério do Trabalho e da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) prepara um novo plano de reformulação do Estatuto do Estrangeiro, que ainda não tem data para ser apresentado.

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PESQUISA IPSOS DE ABRIL PARA ZONA DO EURO! DIVULGADA POR IMPORTANTES JORNAIS EUROPEUS!

1. Como você descreve sua situação atual? Vivo de empréstimos: 9% / Tive que usar minha poupança 10% / Meu salário é apenas suficiente: 44% / Consigo poupar algo: 34% / Consigo poupar muito: 3% /

2. Tem capacidade de poupar: Reino Unido 46% / Alemanha 44% / França 43% / Áustria 30% / Itália 29%/ Espanha 26%.

3. Deixei de procurar emprego porque as vagas não interessam: 28% / Estou desempregado depois de uma demissão: 28% /  Estou com dívidas em função de atrasos: 25% / Desisti de comprar casa: 22% / Rejeitei tratamento médico pelo custo: 21% /  Mudei de moradia por não ter como pagar: 10% /  Interrompi os estudos superiores pelo custo: 10% / Recebi em casa alguém que precisava: 10%.

4. Quanto a seu futuro?  Ainda aberto: 46% / Bastante bloqueado: 34% / Completamente aberto: 15% / Completamente bloqueado 5%.

5. Consequências da crise em sua vida diária. As dificuldades a fizeram um pouco pior: 40% / Nada mudou; a situação é a mesma: 32% / As dificuldades a fizeram muito pior: 20% / Descobri oportunidades que me beneficiaram: 8%.