07 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DO PATO LAQUEADO EM PEQUIM: 25 ANOS DEPOIS!

1. Registra-se que em 1988, em Pequim, no Pato Laqueado, Collor (governador de Alagoas-PMDB), PC Farias (assessor pessoal),  Renan Calheiros (deputado federal-PMDB) e Claudio Humberto (assessor de imprensa), transformaram o jantar em uma reunião –que em 1989 foi chamada de “histórica”.

2. Decidiram que Collor –independentente de qualquer coisa- seria candidato a Presidente. O planejamento de propaganda tinha um eixo central: a luta contra a corrupção. Este eixo-central era desdobrado em dois vetores de exposição: a) o caçador de marajás; b) a denúncia de corrupção no governo Sarney.

3. Collor foi eleito presidente da República em 1989 e renunciou antes do impeachment, em outubro de 1992.

4. Hoje Collor é Senador e presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado. Renan Calheiros é presidente do Senado. PC Farias foi assassinado em junho de 1996. Claudio Humberto seguiu sua carreira de jornalista e é importante colunista político hoje.

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CUSTO DA COPA DO MUNDO DE 2014: R$ 33 BILHÕES! 85,5% APLICAÇÃO DOS GOVERNOS!

(Folha de SP, 06)  1. O custo para a organização da Copa de 2014 já atinge R$ 26,5 bilhões. A cifra é R$ 2,7 bilhões maior que o previsto no primeiro balanço orçamentário da União, de janeiro de 2011, e vai aumentar. Para o governo federal, essa conta ainda não está fechada. Questionado o Ministério do Esporte informou que a previsão é que os investimentos para o Mundial alcancem R$ 33 bilhões. Considerado o valor atual -R$ 26,5 bilhões-, o país vai custear 85,5% das obras relacionadas ao evento. O dinheiro vem dos governos federal, estaduais e municipais.

2. O número é baseado na última versão da matriz de responsabilidade, consolidada em dezembro de 2012. O documento cita os gastos com obras de mobilidade urbana, estádios, portos, aeroportos, telecomunicações, segurança e turismo relacionados ao Mundial. Além disso, aponta os responsáveis por arcar com os custos. A cifra foi atualizada com o aumento de preço do Maracanã e com os valores das instalações temporárias no entorno das arenas da Copa das Confederações e do Mundial. Para atender os dois torneios, essas estruturas custarão R$ 900 milhões às sedes.

3. De todo o dinheiro que será desembolsado para realizar a Copa do Mundo, apenas R$ 3,8 bilhões serão bancados pela iniciativa privada. Outros R$ 14,9 bilhões serão financiados pelo governo federal. Os R$ 7,7 bilhões restantes sairão dos Estados e das cidades-sedes.  A maior parte dos investimentos não governamentais será feita em aeroportos -R$ 3,64 bilhões serão aportados em Guarulhos, Campinas, Natal e Brasília.

4. Na construção e reforma de estádios, a disparidade é ainda maior. O investimento direto da iniciativa privada é ínfimo. Em 2008, ano seguinte ao anúncio de que o Brasil sediaria a Copa-2014, o então ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., declarou à Folha que não seria gasto “nenhum centavo de dinheiro público” com estádios do Mundial.

5. Apesar da promessa de que não haveria dinheiro público nos estádios da Copa-2014, as obras nas arenas que receberão o torneio são realizadas com quase 100% de dinheiro governamental:  97,3% são oriundos dos cofres públicos.

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DESCOORDENAÇÃO E INCONSISTÊNCIA NA POLÍTICA ECONÔMICA DE DILMA!

(Alexandre Schwartsman, economista, ex-diretor do Banco Central – Folha de SP, 06) Raras vezes se viu tamanha descoordenação entre partes do governo, mesmo num que não prima pela unidade de propósito. Mais do que acidente de percurso, porém, acredito que o episódio ilustre muito bem as inconsistências no arranjo atual de política econômica. O improviso é, pois, decorrência direta do abandono de uma estrutura que combinava objetivos e instrumentos em favor de uma condução discricionária que, em nome de metas conflitantes, tem-nos levado a situações como a vivida na semana passada.  Já inflação alta e crescimento baixo não se improvisam; são resultados de uma política deliberada, fruto da mistura ingrata de voluntarismo e ignorância.

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AUDIÊNCIA DE VÍDEOS ONLINE NO BRASIL ALCANÇA 43 MILHÕES EM 12/2012!

(Pesquisa ComScore) 1. A ComScore (NASDAQ: SCOR), líder em medições do mundo digital, divulgou (06) uma análise sobre a atividade de vídeo online no Brasil, com base em insights do Video Metrix. O estudo revelou que o YouTube é o maior destino de vídeos no Brasil, e que Facebook.com é o de crescimento mais rápido nos Top 10. O estudo também mostrou que o Brasil é o sétimo maior mercado de Vídeo Online no mundo, com uma audiência de espectadores de 43 milhões em dezembro.

2. A análise revelou que os Brasileiros estão entre os 10 maiores mercados do mundo, em termos de espectadores únicos, alcançando 43 milhões de espectadores em dezembro de 2012. O ranking reflete o consumo de vídeo on-line em todos os mercados analisados pela comScore, e mostra a China como líder do grupo, com mais de 1,2 bilhão de espectadores únicos em dezembro.

3. Conheça os 10 maiores mercados globais por espectadores únicos.

4. Conheça as 10 principais propriedades de vídeo online no Brasil.