06 de abril de 2017

ZONA PORTUÁRIA DO RIO! DO VALONGO, ÀS FAVELAS, AO NOVO PORTO, AO PORTO MARAVILHA!

1. O Porto do Rio foi até o início do século 20 na Praça 15. Isso exigia que barcaças fossem buscar e levar mercadorias deixando os navios estacionados por 3 meses e mais. O projeto do novo porto começou com estudos dos irmãos Rebouças (que dão nome ao túnel da Lagoa ao Centro). Foi construído entre 1904 e 1910, quando se mudou para lá.

2. O ponto dessa área que era usado antes era o chamado Cais do Valongo, onde os navios com escravos os entregavam. Ficava onde hoje é a praça Mauá. Na época a Prainha. Muitos escravos morriam na chegada e eram enterrados por ali, no que ficou conhecido como cemitério dos Pretos Novos.

3. A primeira ocupação, de fato, foi o Cemitério dos Ingleses, autorizado por D. João VI em 1810 e que ainda está ali. Antes os protestantes não podiam ser enterrados no Brasil e seus corpos eram transportados para seus países de navio.

4. O mar chegava até onde está o Morro da Providência, onde fica o cemitério dos Ingleses.

5. Dom João VI, que tinha erisipela, era levado de carruagem até o mar numa praia que existia no Caju. Ali era colocado em uma espécie de gaiola e colocando no mar para curar a doença na perna.

6. Com a volta dos soldados da Guerra de Canudos – contra um líder místico que fundou um arraial ali: Antonio Conselheiro. O governo, temendo a volta da monarquia, massacrou as pessoas que seguiam Antonio Conselheiro. Os soldados voltaram e tinham a promessa de casas. Como não receberam, subiram o morro da Providência, que na época não tinha esse nome. Como eles construíram os barracos da mesma forma que Canudos e a vegetação de lá era de uma planta chamada Favela, o morro foi chamado até décadas depois de Morro da Favela, dando origem ao nome Favela.

7. Depois o governo mandou destruir um Cortiço (pessoas que viviam aglomeradas em casas), que ficava na base do Morro da Favela. Essas centenas e centenas de pessoas subiram o morro e passaram a morar ali. Com isso, o futuro bairro da Gamboa foi sendo ocupado por essas favelas.

8. O projeto do novo Porto em frente a Gamboa (Morro da Favela hoje Providência, Cemitério dos Ingleses), aterrou toda uma enorme área para o embarque e desembarque das mercadorias. Foi estendida a linha de trem até ali. Passou a se chamar Páteo da Marítima. É onde está a Cidade do Samba (2004), e a Vila Olímpica da Gamboa (2004).

9. O mar entrava até onde é a Av. Presidente Vargas – altura do Campo de Santana e à Praça da Bandeira. Foi tudo aterrado e construída a avenida Francisco Bicalho.

10. Com esse grande aterro o Porto se mudou para aí. Na época, as viagens para a Europa e USA eram feitas de navio. Para isso, foi construído um cais para navios de passageiros e a praça Mauá e a avenida Central (depois chamada de Rio Branco), por onde se chegava e saía. Na praça Mauá foi localizada a maior rádio do Brasil, Rádio Nacional, a TV Globo da época do rádio. A praça Mauá foi centro da boemia por muitos anos. Ela fica de frente para o píer que passou a se chamar da praça Mauá e onde se constrói o Museu do Amanhã.

11. A região portuária foi sendo ocupada pelos bairros depois denominados Caju, Gamboa, Santo Cristo e Caju que depois de 1961 passaram a constituir a Região Administrativa da Zona Portuária.

12. Toda essa região passou a ter duas funções: a atividade do porto (o segundo maior do Brasil depois do porto de Santos, até pouco tempo atrás), e a atividade urbana, comercio, casas…. A ocupação urbana foi sofrendo uma grande decadência pois a cidade se expandia em direção à zona sul e a zona norte.

13. Em 1978 a Associação Comercial apresentou uma proposta de revitalização da área portuária tendo como exemplos as revitalizações de Baltimore (USA), e Puerto Madero. Os projetos e propostas foram sendo apresentados e debatidos. Mas tinham um empecilho. Quem controlava grande parte da área era o governo federal especialmente a Companhia de Docas, que se opunha a mudança de destinação alegando que era o patrimônio que servia de base a suas dívidas.

14. Finalmente, em 2009, o governo federal autorizou um consórcio de empresas privadas e governos a dar destino àquelas áreas. Com isso, os projetos anteriores puderam ser executados. Para viabilizar, a Caixa Econômica aportou quase 4 bilhões de reais. Foi decidido derrubar o viaduto da Perimetral. A altura dos prédios que serão construídos foi ampliada para 24 andares desde que comprando certificados para isso. Esse novo projeto consolidado passou a se chamar Porto Maravilha e está em execução sua infraestrutura e continua aguardando o interesse privado na compra daqueles certificados.