05 de setembro de 2013

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO RIO DE JANEIRO!

(Paulo Augusto Souza Teixeira/Andréia Soares Pinto/Orlinda Claudia R. Moraes – ISP-RJ-Dossiê Mulher 2013).

1. Dados de Violência Contra a Mulher no Estado do Rio em 2012. Proporção de incidência. a) Lesão Corporal Dolosa 65,3% / b) Estupro 82,8% / c) Dano 42,9% / Violação de Domicílio 60,7% / Supressão de documento 53,7% / Calúnia/ Difamação/ Injúria 72,4% /  Ameaça 66,7% / Constrangimento Ilegal 56,6%.

2. Segundo o perfil das mulheres vítimas de ameaça no ano de 2012, 55,8% tinham idade entre 25 e 44 anos, sendo que 31,9% do total de vítimas tinham entre 25 e 34 anos. Quase a metade das vítimas (47,7%) foi classificada como de cor branca. A maioria também se declarou solteira (51,3%).

3. Em 2012, 54,7% das mulheres vítimas de lesão corporal dolosa eram jovens, tinham entre 18 e 34 anos. Em relação ao estado civil, 55,9% eram solteiras. As mulheres brancas representaram  a maioria das vítimas, com 44,3%. Contudo, somando-se as categorias parda (40,3%) e preta (13,9%), torna-se possível identificar mais da metade das mulheres vítimas (54,2%) como não branca.

4. Dentre as 58.051 mulheres vítimas de lesão corporal dolosa do ano de 2012, mais da metade, 52,2%, foi agredida por companheiros ou ex-companheiros, ou seja, em termos absolutos, foram 30.302 mulheres. Em média, houve 159 registros de mulheres agredidas fisicamente por dia, sendo que mais da metade destas (83 mulheres) foi vítima de seus companheiros ou ex-companheiros. O percentual de mulheres que sofreram essa violência por parte de seus pais/padrastos foi de 2,7%; por parte de parentes, 9,3%; e conhecidos, 10,6%. Chama a atenção o fato de que em apenas 14,8% dos registros não havia qualquer tipo de relação entre a mulher vítima e o acusado.

5. Estudo completo: 77 quadros.

* * *

ANTES ERAM OS PARTIDOS DE ALUGUEL! AGORA O ALUGUEL É EXPLÍCITO PARA SE FUNDAR PARTIDO! E O TSE? O QUE DIZ?

(Panorama Político – Ilimar Franco – Globo, 05) 1. Para obter adesões ao seu novo partido, o Solidariedade, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP) está oferecendo aos governadores os cerca de dois minutos de propaganda que a nova legenda terá direito. O partido deve nascer com uma bancada de 30 deputados. O acordo é feito assim: o governador transfere um ou mais deputados para o Solidariedade e ganha o tempo de TV no pleito estadual.

2. Paulinho já fez este acordo com os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Beto Richa (PSDB-PR), André Puccinelli (PMDB-MS), Cid Gomes (PSB-CE) e Eduardo Campos (PSB-PE). O presidente do PSDB, Aécio Neves, que ontem esteve com Paulinho, está transferindo três tucanos para garantir o tempo de TV do futuro aliado. Na semana passada, numa casa no Lago Sul de Brasília, no escritório do advogado Tiago Cedraz, cerca de 30 deputados participaram de encontro do novo partido.

3. “O Solidariedade está bombando. Os governadores estão loucos. Eles estão doidos para ter os dois minutos de TV na eleição. O patinho feio virou cisne”. (Um deputado federal que participa ativamente da formação do novo partido).

* * *

INDÚSTRIA: PRODUÇÃO DE BENS DURÁVEIS CAI 7,2% E DE BENS DE CAPITAL 3,3%!

(ACPastore, 03) 1. A produção industrial caiu 2,0% em agosto, devolvendo quase todo o crescimento do mês anterior (2,1%) e mantendo o padrão extremamente volátil dos últimos meses. A queda no mês foi tão forte que trouxe a variação da média móvel trimestral para o território negativo (-0,7%), coisa que não ocorria desde janeiro.   O fraco resultado de agosto ocorreu na maioria dos setores pesquisados e as quatro categorias de uso registraram quedas. O destaque foi a queda de 7,2% na produção de bens duráveis, puxada pela queda na produção de veículos (-5,4%).

2. A produção de bens intermediários recuou 0,7%, mantendo a tendência de desaceleração observada desde abril, e que interrompeu o padrão de relativa estabilidade vigente desde o segundo semestre do ano passado. A produção de bens de capital caiu 3,3% e como a confiança na produção de bens de capital em agosto ficou abaixo de 100 pontos pela primeira vez desde novembro do ano passado, é provável que ocorram novas quedas nos próximos meses

3. Há evidências de que os investimentos devem ter resultado pouco favorável no terceiro trimestre. A queda da confiança na produção de bens de capital e o último dado da balança comercial (agosto), que apresenta novo recuo da importação de bens de capital, impedem uma avaliação positiva para os investimentos no trimestre.

* * *

OS JJOO-2016 FORAM TRANSFERIDOS PARA 2020?

(Flavia Oliveira – Negócios & Cia – Globo, 05) Rio vai iniciar plantio de seringueiras. 50% da meta para 2016 é quanto a Rio-Látex deve ajudar na compensação de carbono prevista para os Jogos-2016. É que a seringueira tem uma capacidade maior de sequestro de CO2, diz Denise Rambaldi, do Inea.

(InfoEscola) A seringueira forma uma árvore de hábito ereto, que pode atingir até 30m de altura, e seu tronco pode variar entre 30 e 60cm de diâmetro. Aos quatro anos inicia-se a produção de sementes, e por volta de seis ou sete anos, a produção de látex a partir da casca da árvore, que é responsável ainda pelo transporte a armazenamento dos nutrientes absorvidos pela planta.

* * *

CONSTRUTORA TEM QUE DEVOLVER TUDO QUE INADIMPLENTE PAGOU PELO IMÓVEL!

(Mônica Bergamo – Folha de SP, 04) O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a pessoa que comprar imóvel direto de uma construtora, e no meio do caminho perder a capacidade financeira de saldar o negócio, pode desfazer o contrato. Detalhe: a empresa não poderá impor a retenção das parcelas já pagas como condição de evitar uma disputa judicial. Será obrigada a devolver tudo o que já foi desembolsado pelo cliente quebrado, com juros e correção monetária. O STJ, no entanto, abre a possibilidade de a construtora reter entre 15% e 20% para cobrir as despesas com o contrato desfeito. Não são raros casos de adquirentes que perdem quase tudo o que já pagaram quando ficam inadimplentes no meio do caminho.