REUNIÃO (04/06) COM AUTORIDADE PALESTINA SURPREENDE POSITIVAMENTE DEPUTADOS BRASILEIROS!
Comentários do deputado federal Rodrigo Maia, via whatsapp.
1. Dr. Saeb Erekat, negociador-chefe da OLP, considerado pela embaixada brasileira como o melhor quadro da Palestina.
– É incrível, mas é fato que que o líder do Estado Islâmico promete aos jovens combatentes 70 virgens e um Palácio no céu. Tem assassinado jornalistas como foco.
– Ódio não resolve nada e não tem nacionalidade nem racionalidade.
– É assim o Estado Islâmico: oferece apenas o ódio.
– Só vamos vencer a eles quando tivermos um projeto que leve esperança às pessoas.
2. Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina. Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah.
– Mostrou preocupação com o descontrole na Região em função do Estado Islâmico. Falou claramente do problema interno da região da faixa de Gaza com o Hamas.
– Não há parlamento funcionando hoje, pois com a vitória do Hamas em 2007 eles não convocaram mais eleições.
– Desemprego na Cisjordânia 28%. Desemprego em Gaza 40%.
***
PONTOS CRÍTICOS DAS NEGOCIAÇÕES ENTRE GRÉCIA E UNIÃO EUROPEIA!
1. A Grécia exige uma maior margem de manobra para fazer políticas sociais e, portanto, apela à redução da meta de superávit primário (diferença entre receitas e despesas, excluindo os pagamentos de dívida) para 1% do PIB este ano e cerca de 2% 2016. O objetivo anterior foi de 3% e 4%. Grécia alega ter a aprovação da França e da Alemanha a fazê-lo.
2. As reformas da legislação trabalhista. Bruxelas exige a reforma antecipada do sistema de pensão com a aplicação de novos descontos. Atenas oferece uma redução gradual de reformas antecipadas até 2020 e se recusa a reduzir os benefícios. Também tem o objetivo de restaurar a negociação coletiva nas empresas.
3. A Grécia oferece manter três taxas de IVA (6%, 11% e 23%) para levantar adicional de 1.000 milhões de euros. Negociadores europeus pediu mais 2.000 milhões.
4. Parece difícil chegar-se a acordo. O partido nacionalista e esquerdista que chegou ao poder nas últimas eleições gregas insiste em manter seus compromissos eleitorais, ao passo que a UE exige a adoção e medidas de rígido controle das contas públicas.
***
78% DAS ARMAS DE FOGO APREENDIDAS SÃO DE FABRICAÇÃO NACIONAL!
(Editorial – Folha de SP, 05)
1. De acordo com o levantamento, consideradas 10.666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional –proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.
2. Os dados são importantes porque autoridades estaduais, responsáveis pela segurança, com frequência procuram atribuir parte expressiva da criminalidade à entrada de armas pelas fronteiras, cujo controle fica a cargo do Executivo federal. Como puro diversionismo, talvez o raciocínio cumprisse seu triste papel; se, no entanto, governantes de fato acreditavam que o problema vinha de fora, então miravam o alvo errado. Agora têm condições de repensar suas estratégias.